Mais vigor e saúde reprodutiva dos reprodutores
Informações
Informações | |
Indicação | Melhora a produção do espermatozóide (espermiogênese); Melhora a qualidade do sêmen; Mais espermatozóides viáveis; Melhora a libido; Tratamento da infertilidade e/ou subfertilidade dos reprodutores. |
- Peso: 15.00kg
- Dimensões: 30.00cm x 26.00cm x 33.00cm
MODO DE USAR:
Misturar na alimentação (sal mineral/proteico/ração/dietas totais).
DOSAGENS:
- Touros: ingestão mínima de 30g cab/ dia.
- Carneiros/Bodes: ingestão mínima 10g cab/ dia.
- Cachaços: ingestão mínima de 20g cab/ dia.
VANTAGENS:
Estudos realizados no Brasil, envolvendo número expressivo de touros que estavam sendo utilizados em monta natural em diversos Estados da Federação, indicaram haver mais de 53% deles com problemas de fertilidade.
Segundo pesquisas, os fatores de meio ambiente desfavorável e o manejo indesejável constituíram as principais causas de baixa fertilidade para touros destinados a reprodutores em condições de Brasil Central. Assim, cuidadosos exames clínicos, sanitários e andrológicos são imprescindíveis para animais a serem usados como reprodutores, além de melhores critérios de seleção genotípica e melhor manejo.
Outro fator de grande relevância são as doenças infecciosas que comumente estão associadas aos distúrbios reprodutivos em bovinos, afetam assim o desempenho deste sistema e são: brucelose, leptospirose, campilobacteriose, rinotraqueíte infecciosa bovina, diarreia viral bovina e tricomonose.
Nos últimos anos, uma variedade de novas tecnologias reprodutivas assistidas (ART), como por exemplo, várias formas de Fertilização In Vitro (FIV) e criopreservação, foram desenvolvidas e realizadas, estando disponíveis na medicina veterinária, com o objetivo de aumentar os índices de infertilidade ou melhoramento e preservação da genética do gado.
O controle dessas doenças deve ser sistemático, pois a incidência de tais enfermidades reduz o potencial reprodutivo do rebanho de cria, originando problemas clássicos como a diminuição do número de gestações, ocorrência de perdas fetais ou partos prematuros, com consequente diminuição do número de serviços por animal, perdas na qualidade do sêmen e aumento dos custos com veterinários e drogas para tratamento gerando perdas econômicas.
A Homeopatia se torna fundamental neste desafio, por proporcionar equilíbrio orgânico, com ação na fisiologia hormonal. A qualidade dos espermatozoides e aumento na libido, são ações observadas com o uso do Vigotonus na forma preventiva ou curativa em machos sob sistemas de coleta ou monta natural/controlada.